sábado, 6 de outubro de 2012

Harmonia ou Ousadia?

        Quando falamos de looks harmônicos ou ousados poucos entendem a diferença entre eles. Vamos começar com um conceito teórico, “fechado”:

harmonia
s. f.
1. Conjunto de sons que constituem acorde musical.
2. Arte de ordenar os acordes musicais.
3. Qualidades que tornam a frase ou o discurso agradável ao ouvido.
4. Boa disposição (no conjunto).
5. Proporção, ordem agradável à vista.
6. Paz e amizade (entre pessoas); concórdia.
7. Conformidade; coerência.
[Técnica]  União por engrenagem.

    Separando esses três conceitos chaves de harmonia, e unindo-os, nós podemos criar o significado de look harmônico: é um look com uma boa disposição no conjunto, proporcional, agradável à vista e coerente. Ou seja, é o look que você pode sempre apostar, sempre dizer para si mesmo que: “com um look harmônico, eu estou bem vestido”. Combinar as cores de forma agradável à vista, indo de acordo até mesmo com sua própria pele e o formato do seu rosto (sim, até o formato do seu rosto influencia na harmonia da sua roupa) é a forma de apostar nessa “categoria”. É um look cuidadosamente escolhido.

Ousadia
adj ousado, ousada [o'zadu, o'zadɐ]
1 corajoso, que arrisca
2 que choca, provoca

    É um tanto óbvio definir o look ousado: o atrevido, arriscado, provocador, e que QUASE sempre, choca! Um look ousado é o desafio de todo homem, conseguir ficar bem vestido com ousadia é o mesmo que dizer “eu tenho estilo”. Convenhamos, harmonia não é sinônimo de evolução no ramo da moda, certo? Como então, inovar, sem se estragar? Esse é o grande “tchan” do estilistas, conseguir ser ousados sem “cof cof” arruinar a moda (convenhamos que alguns exageram na ousadia).
    Nem sempre uma pessoa ousada na forma de se vestir é bem vista, mas com certeza, ela será lembrada. Seja como o “estranho” ou como o “estiloso”. MAS ousar tem horas, momentos e lugares, não vá ousar se você é um advogado e trabalha estritamente de terno e trajes formais, sem misturar um paletó laranja com uma calça social de cor cáqui e um colete roxo, por favor né!

    Ser ousado ou harmônico depende muito da personalidade de cada um, ousar e ser elogiado, com certeza, te trará muito mais satisfação do que apenas “se vestir bem”. Ser “estiloso” é quase um sinônimo de “entender de moda”. Ser hamônico, no entanto, é o mesmo que apostar e sempre ganhar. Encare a ousadia como a Mega Sena e a harmonia como a Loto Fácil. 1 em 160 milhões conseguem o prêmio multimilionário, e 1 em cada 50 mil ganham o prêmio de 1000 reais. É mais ou menos essa a minha percepção: segurança e risco.

Harmonia e ousadia não se excluem hein! Por isso o melhor é se vestir de forma harmônica e ousada.

Escolhi algumas fotos do MTV Music Awards para ilustrar um pouco o possível paradoxo entre as duas, e ainda tentar mostrar a mistura de ambos.

Chord Overstreet, de Glee, optou pela harmonia e simplicidade, sem erro. Simplesmente bem.
 Esse é RuPaul, apresentador do RuPaul Drag Race. Essa é a dificuldade da ousadia: acertar cada uma das peças. A harmonia é tudo acertado.
 Colton Haynes, ator de teen wolf, a união escrita de ousadia e harmonia. As cores complacentes, do terno e da camisa, e o seu Louboutin totalmente destoante, mas, ao mesmo tempo, compondo harmonicamente o look. O mais bem vestido, uniu a harmonia das peças e a ousadia no spike louboutain!

Fotos tiradas de: www.ocarafashion.com


Encaixando mais no “dia-a-dia”:


É notável, em combinações mais ousadas, o maior número de cores diferentes, como no 1º e no 5º modelo, e nas mais harmônicas, o maior número de tons diferentes, porém da mesma cor, como no 6º e no 7º look. É isso aí pessoal, combinar tons e/ou cores em diversas peças diferentes é o que te da o “tchan”. Monocromia não é legal! Ousem, até mesmo na harmonia.



Por Edu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário